sexta-feira, 21 de junho de 2013

Mapa da Europa Geometrizado



Interdisciplinaridade= Línguas + E.V.T

As professoras: Delfina Miranda, Délia Melo, Sandra Magalhães e Nélia Hilário, em parceria com a professora Lídia Meneses de Educação Visual e Tecnológica, juntamente com a turma do 6º1, dando resposta ao tema anual e geral: "A Matemática é Bela!", resolveram transformar o mapa da Europa, em formas geométricas, sendo estas o: retângulo, quadrado, triângulo, péntagono e hexágono. 


O critério utilizado de depuração das formas, transforma Portugal continental num retângulo assim como a Espanha, o Reino Unido, Escócia e Irlanda em triângulos. A Alemanha, a Polónia em hexágonos e num pentágono a França, embora esta última forma tenha suscitado motivo de preocupação à professora Delfina;P! É que, segundo os livros, a França é um hexágono!
Meio torto....!Na perspetiva da disciplina de E.V.T;P
ihihihihihi


O resto dos países são um puzzle de diferentes figuras geométricas.
Só a Macedónia parece ser um círculo!


Obviamente que não nos podíamos esquecer das ilhas açorianas. Estas ficaram num aglomerado de retângulos e quadrados, sendo o Corvo, um círculo.


Foi um trabalho que os alunos fizeram com interesse, usando papel vegetal sobre um mapa normal e posteriormente sintetizando as formas com o auxílio de réguas, aristos e compassos. Mais difícil foi a junção das formas, em K-Line. O aluno António Pacheco do 6º1, esteve sempre no "comando das operações" e a aluna Constança Barros, Rita Viveiros, Gonçalo Raposo, Lourenço Pacheco na anotação dos países europeus e suas caraterísticas. Todos os alunos fizeram o seu próprio país.
Um trabalho que terá continuidade para o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário