terça-feira, 18 de junho de 2013

A Ilustração Científica


INTERDISCIPLINARIDADE= E.V+E.T+CIDADANIA+C.N

O Desenho Científico
(Visão de E.T e E.V)



O desenho científico é um desenho que nos fornece uma rica e precisa imagem visual, utilizado, principalmente, em trabalhos científicos. Pode ser um desenho simples mas também pode ser um desenho rigoroso ou complicado.

O desenho científico é um desenho que exige um elevado rigor técnico e é necessário um elevado teor de conhecimento sobre o que estamos a desenhar.

Muitas vezes um desenho científico pode ser mais preciso que uma fotografia.

Durante as aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, com a professora Lídia Meneses, estivemos a trabalhar em desenhos científicos de animais e plantas do nosso colégio. Com esses desenhos construímos um livro que tem as informações e os respetivos desenhos científicos dos animais ou das plantas existentes no nosso colégio. Cada um desenhou o seu favorito.

Foi um trabalho demorado de levantamento e registo da Fauna e Flora, de desenhos mal conseguidos e outros bem conseguidos, de digitalização e tratamento de imagem e finalmente da organização do texto e imagem, isto é, paginação. 

Um trabalho demorado, paciente e persistente que, tendo começado no ano letivo de 2011, termina em 2013. Porém, não deixa de ser um livro para sempre aberto!



- Texto elaborado pelos alunos do 7º1, ano letivo 2012/ 13


(Visão de Cidadania)


(Visão de Ciências da Natureza)


Imagens do Livro: 
"Fauna & Flora do C.C", em formato digital   





Clica aqui para veres mais:


Aqui fica o agradecimento à professora Andreia Medeiros de Ciências da Natureza, professora Delfina Miranda de Cidadania e à querida turma do 7º1, pelo seu trabalho hérculeo de 3 anos.




Sem comentários:

Enviar um comentário