Almada Negreiros, "Começar". Vê e investiga em: http://memoriasimagens.blogspot.pt/2012/11/almada-e-klee.html |
Conjunto de trabalhos teóricos, versando os temas relacionados com Arte e Matemática, elaborado pelos alunos durante as aulas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica. Trabalhos de investigação, complementando as caraterísticas práticas das disciplinas de artes visuais.
O Número de Ouro
Retângulo de ouro
O número de ouro surge relacionando as
dimensões de um retângulo, ao
dividir-se o lado maior pelo menor, tem como resultado o valor Φ,
dizemos que estamos perante um retângulo de ouro, figura geométrica muito presente nas
artes.
O
número de ouro, na Arte
A
aplicação do número de Ouro desde a Antiguidade até aos dias de hoje.
Na
Antiguidade
- Nas famosas pirâmides de Gizé, construídas pelos egípcios. O quociente entre a altura de uma face e a metade do lado da base é igual ao Número de Ouro;
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/ouro.htm |
- A Fídias atribui-se a construção do Parténon Grego em Atenas, templo representativo do século de Péricles, usando o Retângulo de Ouro (a razão entre o comprimento e a largura é o Número de Ouro) na sua base e fachada;
http://www.wardrobes-secrets.com/2012/10/trip-ws-grecia.html |
- Euclides, no livro “ Os Elementos”, utilizou o Número de Ouro para construir o primeiro pentágono regular e os dois sólidos regulares mais complexos, o dodecaedro (12 faces pentagonais) e o icosaedro (20 fases triangulares);
http://netinhoprofessor.blogspot.pt/2011/04/numero-de-ouro.html |
- Os Pitagóricos usaram também a secção de ouro na construção da estrela pentagonal;
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/ouro.htm |
- Fibonacci ou Leonardo de Pisa contribuiu para o número de ouro com a solução do problema dos coelhos publicado no seu livro Liber Abaci, que deu origem à sequência de números de Fibonacci: as sucessivas razões entre um número e o que o antecede vão-se aproximando do número de ouro;
http://bruninhagr.blogspot.pt/2012_05_01_archive.html |
- Leonardo Da Vinci era um génio de pensamento original que usou exaustivamente os seus conhecimentos de Matemática, nomeadamente o Número de Ouro, nas suas obras de arte.
- No desenho
conhecido por “Homem de Vitruvius”, representação do homem em forma de estrela
de cinco pontas, que foi baseada nos pentágonos, estrelado e regular, inscritos
na circunferência.
- Na
pintura do renascimento destaca-se um dos quadros mais célebres do artista: a
Mona Lisa, também contém o número de ouro, ou melhor, o retângulo de ouro em
múltiplos locais.
http://www.portaldascuriosidades.com/ http://cnat7.blogspot.pt/2012/01/numero-de-ouro.html forum/index.php?topic=49054.0
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- Kepler baseou a sua teoria cósmica nos cinco sólidos platônicos e na sua relação com o número de ouro;
http://jacksonswingsdance.blogspot.pt/2010/07/circulo-de-jackson-circulo-de-deus.html
|
Na
atualidade
http://e-blogsnet.blogspot.pt/2010/01/empire-state-building-em-nova-york-e.html |
Na natureza
O número é também utilizado para desenhar
espirais semelhantes às que encontramos na Natureza, por exemplo, no centro dos
girassóis e nos moluscos.
netinhoprofessor.blogspot.com/2011/04/numero-de-ouro.html |
Na música
O número de ouro também encontrado na organização das notas de música
como nas peças de Beethoven.
Http://www.marcoruviaro.com/copista |
No cinema
O diretor russo Sergei Eisenstein utilizou o número de ouro no filme “O
Encouraçado Potemkin” para marcar os inícios de cenas importantes do drama,
medindo a razão pelo tamanho das fitas de película.
Sergei M. Eisenstein inovou com a
impecável montagem do filme
http://ocinemaantigo.blogspot.pt |
Nos objetos
O cartão de crédito, por exemplo é um retângulo
de ouro.
Fontes:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/ouro.htmDesenho do retângulo de ouro e sua aplicação na face humana. |
TRABALHO ELABORADO POR: Jacinto Moniz e Wynny Quilumba,com a colaboração nos desenhos de João Marques, do 7º1, em E.V, a 18 de Janeiro de 2013.
No livro Timeu, escrito por volta do ano de 350 a.C.,
Platão apresenta a teoria segundo a qual os quatro
"elementos" admitidos como constituintes do mundo:
- O fogo, o ar, a
água e a terra - deveriam ter a forma de sólidos regulares, visto que, para ele, o mundo só poderia ter sido feito a partir de corpos matematicamente perfeitos.
- Ilustrações de Kepler, sobre a teoria atómica de Platão |
TRABALHO ELABORADO (Seleção de alguns conteúdos) POR: João Coimbra, Francisco Batista,
João Dâmaso, do 9º ano e Rita Viveiros, Constança Barros, do 6º1.
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